sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Governança, muito mais que Gestão.


No mundo organizacional muito tem se falado sobre aumentar a eficácia das empresas perante o mercado consumidor, tal processo se dá de varias formas, tais como redução de custos da produção, estratégias de Marketing e vendas, fidelização de clientes, interação nos processos organizacionais etc.
No entanto, quando tratamos deste assunto, não nos atentamos que a eficácia das empresas não se dá apenas externamente, para que os objetivos sejam atingidos depende-se diretamente das pessoas envolvidas nos processos, ou seja, o Líder e sua equipe, além de seus parceiros.
Neste momento faço um viés com termo Governança que efetivamente é muito mais que Gestão, a Governança impõe os conceitos de eficiência e eficácia como necessidades internas e externas as empresas, juntamente com a liderança, trabalho em equipe visando a interação entre todos os setores, valorizando o que todos tem em comum e suas particularidades,bem como  as metas para se chegar ao objetivo comum.
A Governança corporativa surge como uma tendência de mercado, atraindo a atenção das organizações no tocante a ações de marketing social. Tais ações, por sua vez, tendem a posicionar as empresas em níveis mais elevados de credibilidade e visibilidade perante o mercado. Contudo as organizações passam a identificar as práticas de governança corporativa não apenas como tendência, mas como oportunidade de negócio que lhes conferiria durabilidade, além de uma nova forma de controle e reestruturação dos processos, melhoria nos relacionamentos com stakeholders internos e externos (fornecedores, clientes, funcionários e acionistas), valorização da marca, aumento da participação no mercado, aumento dos lucros e da eficácia do marketing social, gerando transformação na sociedade e atendendo a exigências legais, de forma agregar valor para a organização, difundir e criar conceitos de responsabilidade socioambiental, alcançando uma gestão de excelência onde a política ganha – ganha prevalece, aumenta-se a qualidade dos serviços ou produtos, atinginge-se o mercado de forma positiva e gera-se resultados através do desenvolvimento do ambiente em que está inserida.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Evolução Dialética


Este conceito atribui à evolução do Pensamento, do Homem, da Natureza e do Espírito, através da contradição.
Pensamos de forma dialética quando discutimos ou debatemos. Ao analisarmos bem um conceito notamos que este guarda em si o principio de sua negação, e que assim esse conceito se desenvolve passando ao seu oposto. Ninguém está totalmente certo ou totalmente errado, podemos estar parcialmente corretos ou parcialmente errados, a junção e a contraposição de ambos, cria a síntese, que por sua vez formula um novo pensamento passando a ser tese, dando continuidade ao ciclo.
Constamos então que a necessidade da contradição para nossa evolução, principalmente na maneira como agimos e pensamos. Se estamos acostumados a fazer sempre as mesmas coisas, pensar das mesmas formas e ninguém nos contradiz, corremos o risco de passar a vida cometendo o mesmo erro, preste atenção a sua volta e perceba as pessoas, ouça, reveja conceitos e evolua.

"Somente quando agimos é que nos relacionamos com nossa própria existência."




terça-feira, 21 de junho de 2011

Sentidos e Razão

Duas vertentes de um mesmo rio, que nos remete a maneira com que percebemos o mundo no tempo e no espaço.
Os sentidos são existencialmente individuais, variando de acordo com as experiências cotidianas de cada um, tem forte influência sobre nossa maneira de agir para conosco e com os outros.
A razão, não perde sua individualidade, mas é regida por uma serie de valores impostos pela sociedade e pela cultura, que por sua vez influenciam no comportamento e nas decisões.
Há varias formas de percepção do mundo, mas os últimos fatos nos levam a uma visão negativa, percebemos as coisas de forma assustadoramente ruins, onde muitas vezes temos a impressão que estamos caminhando para um abismo sem volta.
No entanto proponho a todos uma percepção completamente diferente desta proposição, onde os sentidos e razão estariam voltados para atitudes que visariam mudança de conceitos e práticas da sociedade, propondo soluções, ao invés de indignações vazias e entendendo que somos parte deste processo, e responsáveis por ele.
O amor de um coração puro, uma boa consciência e uma Fé não fingida, são capazes de sarar o mundo, a união e a integração entre nós, são fatores essenciais para a solução dos problemas da sociedade em geral.

...O céu estrelado sobre mim e a lei moral dentro de mim...  Kant 

domingo, 19 de junho de 2011

Conservação Ambiental e Sustentabilidade

Ambos são conceitos muito discutidos atualmente, essas duas proposições são totalmente interligadas, o conservadorismo prega o amor pela natureza e seu uso racional, tornando-se a base das políticas de sustentabilidade que visam o desenvolvimento consciente, sem a destruição dos recursos naturais essenciais a vida.
No contexto empresarial temos excelentes exemplos de iniciativas no sentido de aplicar esta política conservadorista sustentável a favor da humanidade e da sua sobrevivência. O IPÊ –Instituto de Pesquisas Ecológicas, juntamente com a Natura, desenvolveu um programa de Mestrado Profissional em Conservação da biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável, o ESCA- Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade.

Tanto a Natura quanto o IPÊ, investem em projetos sócias e ambientais que fogem do conceito de Marketing Societal imposto pela sociedade, realmente são iniciativas que contribuem para o desenvolvimento.
Dentre estes projetos estão geração de renda, recuperação de áreas degradadas, educação ambiental, investimentos em pesquisa, diminuição das emissões de gases poluentes na industrialização de seus produtos, envolvimento comunitário nos projetos, além de participação em políticas publicas.
Tudo isso contribui para a formação de um futuro melhor onde as boas iniciativas são valorizadas, formando parcerias, conscientizando as pessoas e preservando a vida.

Dicas de Sites:

IPÊ  http://www.ipe.org.br  

Reflexão


Nos dias atuais, com todas as crescentes mudanças que vem acontecendo a nosso redor, nos deparamos situações que nos intrigam.
Observar como a maldade tem invadido o coração das pessoas é assustador, destrói-se a natureza, matam-se inocentes, enfim coisas absurdas e inaceitáveis estão acontecendo.
Contudo, as pessoas tem se esquecido de que ainda existem coisas boas, e que o amor entre os seres ainda continua sendo essencial, uma dádiva concedida por Deus jamais nos poderia ser retirada em prol da maldade que esta sendo plantada na terra, uma vez que esta dentro de nós mesmos.
Chegamos então ao ponto de partida desta reflexão, exatamente aqui questiono a todos nós o que estamos fazendo para evitar que a beleza divina do amor não se perca em nós e no mundo?
Para tal, devemos entender, que se compreender, se aceitar e se amar e o primeiro passo para aprendermos como amar outras pessoas, e que isto não exime a responsabilidade de amarmos o nosso próximo e cuidarmos  da mãe natureza, tudo isso e interligado, solidariedade, respeito pelas pessoas e pela natureza, amor próprio etc.
Não somos capazes de viver sozinhos, mas sim de vivermos juntos em harmonia. Podemos aprender a grandiosidade do perdão, o sentido da paz, e a maravilha que e viver, para isso precisamos aprender a olhar as coisas com surpresa se admirar, lutar sempre por nossos ideais e criar nossa própria filosofia sem medo das mudanças que são constantes e necessárias pra nossa evolução espiritual e conceitual.